CRIE OPORTUNIDADES: Estabeleça valores e princípios organizacionais
7 de junho de 2019
INDICADORES DE DESEMPENHO: Promove a maturidade da Gestão nas empresas
7 de junho de 2019

Sua empresa está preparada para o e-Social?

O que é o e-Social?

O e-Social é um projeto do Sistema Público de Escrituração Digital, que envolve Ministério do Trabalho, Receita Federal, Caixa Econômica Federal e INSS. A consolidação das obrigações acessórias da área trabalhista em uma única entrega é o seu principal objetivo. Com esse sistema, o governo pretende reduzir a burocracia e aumentar seu controle sobre as informações trabalhistas visando a redução dos índices de sonegação.

A mudança será maneira de fiscalizar as obrigações que as empresas precisam informar sobre seus colaboradores, pois atualmente as fiscalizações ocorrem apenas quando o Ministério do Trabalho ou Receita Federal solicitam as informações via arquivo físico mediante o controle contábil, e o e-Social vem para automatizar esse acesso às informações, permitindo a fiscalização em tempo real, on-line.

De acordo com Talita Caetano, Contadora e Gestora da Impacto Contabilidade, essa é uma das mais complexa obrigação trabalhista que surgiu com o intuito de unificar todas as informações numa mesma base para que os órgãos interessados possam fiscalizar em tempo real buscando inconformidades e possíveis empregadores a serem fiscalizados e autuados.

Esclarece que algumas informações, como por exemplo contratações, aumento de salário, licenças, entre outras devem ser enviadas digamos assim: “imediatamente” ao E-Social, por isso o empresário dever ter uma postura responsável a fim de manter uma gestão saudável no envio dessas informações, e por este motivo é importante ter a orientação de um profissional contábil com o intuito de sanar dúvidas, previnir erros e possíveis multas.

Como esta sendo a implantação?

A obrigatoriedade do envio de informações ao E-Social foi definido por grupos e fases iniciando em janeiro de 2018, outubro de 2018, janeiro de 2019 e a partir de 07/2019 todas as empresas, associações ou entidades estarão obrigadas ao envio, independente do porte ou faturamento da empresa tornou-se obrigatório a declaração do e-Social. A figura 1 abaixo explica fases de implantação.

Figura 1: Cronograma da última atualização em 04/12/2018.

Fonte: Euza Bispo Treinamentos.

Esta mudança vem promovendo alterações no dia-a-dia nas empresas, envolvendo os processos de Gestão de Pessoas, Finanças e Segurança do Trabalho, promovendo o alinhamento entre os departamentos, garantindo a segurança na declaração dos dados.

Segundo Álvaro Montan, Especialista em Segurança de Dados da Scamper Consultoria, uma das soluções é adotar sistemas de plataforma de gestão de pessoas, otimizando o processo e adequando mais segurança e agilidade das informações declaradas. Por este motivo, conhecer os benefícios que o e- Social proporciona é o primeiro passo para a migração de forma segura.

Quais benefícios minha empresa terá?

  • Meio de Declaração mais ágil: Fornecimento de dados em um único espaço, a escrituração digital facilita nas obrigatoriedades que são impostas para as empresas, com o e-Social todas as informações da empresa são integradas, otimizando a gestão empresarial;
  • Conhecimento e capacitação: o e-Social exigirá mais conhecimento técnico dos departamentos de Gestão de Pessoas e Segurança do Trabalho, para que estes profissionais amenizem a probabilidade de alimentar estes arquivos de maneira equivocada;
  • Diminuição de formulários: Declarações obrigatórias como, DIRF, RAIS e o GFIP não serão mais exigidos, assim as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas serão emitidas em um único arquivo, e o mais importante o histórico trabalhista fica vinculado ao CPF do trabalhador, facilitando assim a concessão de benefícios previdenciários, e fiscalizando as obrigações trabalhistas.

Conclusão

Vivemos num aumento exponencial da necessidade de obter informações rápidas, tornando indispensável a prioridade em aderir um software que auxilie no gerenciamento dessas obrigações, evitando que percamos nosso bem mais precioso: o tempo.

A Tecnologia é nossa aliada e precisamos utilizá-las ao nosso favor, e por isso pergunto novamente a você empreendedor: Sua empresa está preparada para o e-Social?