Olá!
Hoje vamos falar sobre “Tomada de Decisões”, conhecer dicas práticas que podemos adotar como ferramentas gerenciais, facilitando essa tarefa de grande responsabilidade. Vem comigo e conheça 5 dicas práticas de tomada de decisões.
Administrar é tomar decisões, e decidir faz parte do dia-a-dia dos Gestores, e um bom Gestor é aquele que toma várias decisões em um curto espaço de tempo, certo? Resposta errada! É falsa a idéia que um bom Gestor toma decisões por minuto!
É claro que em nossa área pessoal ou profissional, tomamos pequenas decisões o tempo todo, desde a roupa que vestir, os móveis da nova sala de reunião, isso faz parte, mas quando a decisão for para contribuir diretamente nos resultados do seu empreendimento é importante ter critério para tomada de decisões, e para isso entender quais decisões merecem essa aplicação.
Aqui, o propósito é te orientar a administrar da melhor maneira para que suas decisões contribuam significativamente para impulsionar seus resultados.
OK Lilian! Bacana a reflexão, mas na real? É desafiador tomar decisões……
Concordo! O tomador de decisões sofre essa pressão, porque “na real” se tudo der certo, parabéns para a equipe, agora se algo der errado, a “culpa”foi da má Gestão.
O que fazer quando prevalecer a indecisão? Qual o melhor método?
É por esses questionamentos que decidi abordar esse tema para que possamos ter acesso a práticas gerencias e nos nortear durante o processo de decisão, gerando mais assertividade.
PRIMEIRA DICA: Tomar decisões é ter maturidade de reconhecer que toda decisão gera perca. Como assim? Sim, quando você decide avançar diante de uma oportunidade, (mesmo frente um cenário econômico instável) por pensar que é o momento certo para seu negócio, e durante o trajeto algo dá errado, é comum pensar: Poxa, por que não decidir recuar? Por isso o fato de ter um critério para nos direcionar, desenvolve a maturidade de tomar decisão e ASSUMIR a responsabilidade pela escolha.
Assumindo essa responsabilidade, quando acontecer algo diferente do que foi planejado, ao invés de se culpar ou culpar quem lhe ajudou na decisão, a sugestão é agir da seguinte maneira: Como vou transformar esse problema em solução?
SEGUNDA DICA: Toda decisão de GRANDE impacto, aquela que vai interferir em todas ou em uma dessas áreas: financeiro, processo e consumidor final, a sugestão é: Espere pelo menos 48 horas. Se é algo que não pode esperar uma análise de 48 horas, CUIDADO!
É claro que cada negócio tem sua particularidade, mas é importante adotar esse critério para evitar decisões quando está num elevado nível emocional.
TERCEIRA DICA: É importante lembrar que existem níveis de prioridades para decisões. Se você administra seu empreendimento para alcance de objetivos, é importante utilizar ferramentas simples, pois quanto mais simples, mais efetiva, e uma dica simples é adotar o método de escolha, para que você invista seu tempo ( nosso bem mais precioso) com a coisa certa. Segue abaixo 4 categorias de decisão:
QUARTA DICA: Use e abuse da ferramenta 5W2h, tanto para tomar decisões ou para assumir as responsabilidade de uma decisão que gerou erros. A sugestão é sempre compartilhar com pessoas da equipe que te auxiliarão no planejamento, execucão e verificão das ações definidas.
QUINTA DECISÃO: Monte um quadro de alternativas ( eu amo trabalhar com Gestão ä vista, aqueles com Post-it) isso irá facilitar para que você e sua equipe visualizem antes de “bater o martelo de decisões:
Conclusão
Lilian Caetano Bueno
Trading Consulter
Scamper Consultoria e Assessoria Empresarial